Tubarao / SC - sexta-feira, 29 de março de 2024

Alimentação saudável

Dicas para uma alimentação saudável

 

National Eye Institute (NEI), orgão do governo Americano que cuida de aprovar tratamentos e medidas preventivas relacionados à saúde ocular, tem estudos atestando a eficácia dos antioxidantes.

Recomenda-se para uma melhor saude ocular uma alimentação saudavel e balanceada. "Uma dieta rica em vegetais de cor verde escuro ( brocolis,  espinafre, couve, rucula, etc) e frutas, ingerir pouca carne vermelha (fonte de radicais livres), e comer mais peixes.“ exemplifica o oftalmologista Marcelo Cochlar Medeiros.

ZEAXANTINA
Atualmente metade das pessoas com mais de 65 anos tem catarata. Esta moléstia ocular poderia ser previnida com uma dieta rica em zeaxantina, presente no milho, na laranja, na abóbora e nos pimentões.

A zeaxantina é considerada o pigmento protetor. Esta substância acumula-se na área central da retina, ou seja, na macula, atuando como um filtro de luz, evitando assim os danos provocados pelos radicais livres ao longo da vida dos olhos. As melhores fontes para esta substância são: milho, pequi, abóbora, pimentão, laranja, caqui, espinafre, couve, nabo e alface.

CASTANHA DO PARA E AMENDOIM
Castanha do Para possui Selenio, um excelente antioxidante. O Amendoim possui gorduras parecidas com as do ômega-3, que tem ação antioxidante e é rico em vitamin B2, importante para o funcionamento dos nervos ópticos e da Retina. 

LUTEÍNA
 A Luteína é o antioxidante mais encontrado nas membranas oculares e desacelera males degenerativos, principalmente aqueles associados a retina.

A luteína é um carotenóide encontrado nos legumes laranjas e nas folhas escuras, como espinafre, agrião, milho, couve, repolho verde, salsa crua, brócolis cozido, ervilhas, alface lisa, pimentão verde, nabo e capuchinha, que é uma flor comestível.

Da mesma forma que a zeaxantina, a luteína tende a se concentrar na mácula do olho, que é o lugar de confluência dos raios luminosos. O nutriente filtra a chamada luz azul, prejudicial aos nervos ópticos.

Estudos epidemiológicos referem-se à luteína como substância capaz de combater a catarata e a degeneração macular senil.



ÔMEGA – 3
 O ômega – 3 é um ácido graxo conhecido como ácido linolênico. Ele age na circulação e, indiretamente, impede o crescimento de vasos anormais na retina. Ainda protege as células e filtra os raios UVA e UVB. Combate a degeneração macular da retina e olho seco



VITAMINA A
A vitamina A é lipossolúvel, ou seja, se dissolve na gordura e desempenha um papel fundamental não apenas para a visão mas para o crescimento, o desenvolvimento dos ossos e as defesas do corpo.

A vitamina A converte-se em retinol, substância responsável por transformar a luz captada pela retina em estímulos elétricos.

Pode ser encontrada em alimentos de origem animal como ovos, leite e fígado. Combate a cegueira noturna, onde um grande déficit desta vitamina pode provocar cegueira total.

boa alimentação, entre tantos benefícios que traz para a saúde em geral, pode ajudar a manter a saúde ocular. Priorizar certos nutrientes no dia a dia afasta doenças sérias e prolonga a saúde de seus olhos.
Por exemplo, comer peixe, frutas, verduras e legumes regularmente ajuda no combate à degeneração macular relacionada à idade (DMRI), doença que atinge adultos, principalmente após os 50 anos de idade.

Em recente pesquisa, na qual foram avaliadas cerca de 2,5 mil pessoas, os indivíduos que comiam uma porção de peixe por semana tinham 31% menos chances de desenvolver o problema, e o consumo de uma a duas porções semanais de nozes reduziu o risco em 35%. Ainda, o consumo alimentar de 100 mL de azeite foi associado a uma redução de 52% no risco de aparecimento da DMRI. Entretanto, o mesmo estudo indicou também que o consumo das gorduras saturadas pode estimular o problema.

A DMRI representa um “envelhecimento” e consequente mau funcionamento da mácula, a parte central da retina, uma das áreas mais importantes do olho. Nos casos mais avançados, surgem vasos na região macular do olho, o que atrapalha bastante a visão. O consumo alimentar de nutrientes com propriedades antioxidante, como o ômega 3, pode contribuir para retardar a DMRI.

Uma dieta balanceada que dê origem a poucos radicais livres, sem fumo, sem álcool, diminui os ricos de degeneração macular relacionada à idade.

Além disso, as gorduras benéficas mantêm ligação com a lubrificação do globo ocular. Aqui, cita-se novamente o ômega 3, que contribui para a melhoria dos sintomas da síndrome do olho seco, a exemplo da linhaça Portanto, para melhorar sua saude ocular, ter uma dieta equilibrada, rica em antioxidantes, como a vitamina C, das frutas cítricas, e, das nozes e castanhas.